O uso da análise de condutância de pele nas estratégias comunicacionais digitais por atores políticos: reflexões a partir de um estudo empírico

Diogo Rógora Kawano, Leandro Leonardo Batista

Resumo


O estabelecimento de vínculos emocionais de partidos e atores políticos junto aos seus eleitores é um dos aspectos mais importantes para o processo de persuasão e adesão de seus públicos. O objetivo deste artigo é conduzir uma reflexão inicial a partir do uso de uma metodologia de caráter interdisciplinar, a análise da atividade eletrodérmica (EDA), na esfera das estratégias comunicacionais digitais por atores políticos. Para tanto, foi conduzido um estudo de natureza exploratória e de enfoque misto no qual 13 estudantes tiveram seus dados de condutância de pele (atividade eletrodérmica) medidos enquanto assistiam a duas propagandas políticas veiculados no Brasil recentemente. Os resultados permitiram uma comparação mais objetiva acerca do desempenho entre os vídeos analisados, propiciando reflexões sobre a contribuição da metodologia para o campo da comunicação no Brasil, frente aos métodos tradicionais já utilizados na esfera científica.


Palavras-chave


propaganda política; condutância de pele; emoção; partidos políticos

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