Conflito Israel-Palestina: questões metafísicas sobre a noção de lugar e seus registros documentais

Jamer Guterres de Mello, Jansen Hinkel

Resumo


A partir dos documentários Budrus (Julia Bacha, 2009) e Cinco Câmeras Quebradas (Emad Burnat e Guy Davidi, 2011), que acompanham a construção do Muro de Israel na margem ocidental do rio Jordão no início do século XXI, este artigo discute a ideia de lugar através da Palestina e reconhece algumas questões metafísicas que correlacionam o ser com o lugar. Como principal resultado, considera-se Budrus um documentário que registra múltiplas vozes como alternativa estética, e Cinco Câmeras Quebradas, uma visão íntima que se dá em uma relação com o dispositivo, onde ambos apresentam, por diferentes meios, um panorama crítico à causa palestina. Assim, nas imagens e nos relatos desses filmes, é possível desenvolver proposições metafísicas como método de leitura para o conflito palestino-israelense.   


Palavras-chave


cinema documentário; Oriente Médio; metafísica; Muro de Israel; Palestina

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