No jornalismo imersivo, o infográfico é hiper

Raquel Ritter Longhi, William Robson Cordeiro

Resumo


Resumo: O chamado "jornalismo imersivo" tem explorado novas tecnologias como a Realidade Virtual, Realidade Aumentada, imagens em terceira dimensão, dentre outras,  como recursos expressivos nos seus conteúdos. Dentre os formatos que se destacam neste cenário, a infografia tem avançado de modo espetacular na utilização dessas novas ferramentas. Este artigo discute os caminhos da infografia contemporânea, apresentando o que pode ser o seu quarto estágio. A partir de revisão bibliográfica, sistematiza características fundamentais desta etapa, faz uma breve análise de três infográficos claramente imersivos, concluindo no que define como hiperinfográfico. 


Palavras-chave


Infografia; Jornalismo imersivo; Hiperinfográfico; Jornalismo.

Texto completo:

PDF

Referências


a) Livros

BOGOST, Ian; FERRARI, Simon; SCHWEIZER, Bobby (2010): Newsgames: journalism at play. Cambridge: MIT Press, 2010.

CAIRO, Alberto. El Arte Funcional – Infografia y Visualización de información. Madrid. Alamut, 2011.

__________________. Infografia 2.0 - visualización interactiva de información en prensa. Madrid. Alamut. 2008

CORDEIRO, William Robson. Infografia Interativa na Redação – O Exemplo do Diário do Nordeste. Mossoró, RN. Sarau das Letras. 2013.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck – o futuro da narrativa no ciberespaço, São Paulo, Editora UNESP/ITAÚ Cultural, 2003

SANCHO, José Luis Valero. Infografia Digital. La visualización sintética. Barcelona. 240 páginas. Bosch, 2012.

_________________. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. . São Paulo: Paulus, 2004

TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e Jornalismo – Conceito, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.

b) Capítulos de livros

CORDEIRO, William Robson. LONGHI, Raquel Ritter. SANCHO, José Luís Valero. Hiperinfografia: onde está a visualização sintética no jornalismo de nova era?. In: El fin de un modelo de política. Cuadernos Artesanos de Comunicación, n. 128. La Laguna (Tenerife): Latina, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2IOVXSM Acesso em: 20/03/2018.

DE LA PEÑA, Nonny et all. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First Person Experience of News. Presence, Cambridge, v.19, n. 4, ago. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2rLew0Z Acesso em: 14 dez. 2017

ROST, Alejandro. Interatividade: definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: LabCom, Livros LabCom, 2014. Disponível em: https://bit.ly/1PsWzb9. Acesso em: 18/03/2018.

SANCHO, José Luis Valero. El relato en la infografía digital. In: ALIAGA, Ramón Salaverría; DÍAZ NOCI, Javier. Manual de Reddación Ciberperiodística. Barcelona: p 555-590. Editorial Ariel, 2003

TEIXEIRA, Tattiana. Que beleza! O infográfico e o jornalismo informativo. In: FELIPPI, Ãngela; SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana (org.). Edição de Imagens em Jornalismo. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008. pp. 162-183

c) Artigos de periódicos

LONGHI, Raquel Ritter. Narrativas imersivas no ciberjornalismo. Entre interfaces e Realidade Virtual. In: Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 2, p. 224, dezembro, 2017. Disponível em: http://bit.ly/2plyn7o (Acesso em 10 de março de 2018).

__________________. O turning point da grande reportagem multimídia. In: Revista Famecos, vol. 21, n. 3, pp 897-917, 2014. Disponível em: http://bit.ly/2E4nTTP (Acesso em 15 de março de 2018).

__________________. Os nomes da coisas: em busca do especial multimídia. In: Revista Estudos em Comunicação, UBI, nº7 - Volume 2, pp. 149-161. Disponível em: https://bit.ly/2GmI1kr (Acesso em 05/03/2018).

_________________. Infografia online. Narrativa intermídia. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano VI, n. 1, pp. 187-196, 2009. Disponível em: http://bit.ly/2puMSXf (Acesso em 12/03/2018).

PINHEIRO, Olympio. Imagem de síntese: paradigmas e paradoxos. In: Revista Educação Gráfica. Bauru. N. 6. P. 91-110, 2002. Disponível emhttp://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/Imagem-de-sintese.pdf

d) Trabalhos apresentados em eventos

COSTA, Luciano e CORDEIRO, William. "You are there!" Infografia e Realidade Virtual no Jornalismo Imersivo. Artigo apresentado no SBPJor 2016, Palhoça, SC. Disponível em https://bit.ly/2GaTBvG Acesso em: 22/02/2018.

DOMINGUEZ, Eva. Los nuevos formatos inmersivos y su aplicación en el periodismo. II Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0, Bilbao 10-12 noviembre, 2010. Disponível em: http://bit.ly/2e9jwec (acesso em: 12 de março de 2018).

NUNES, Pedro. Processos de significação: hipermídia, ciberespaço e publicações digitais. In: Forum Media - Revista do curso de comunicação social ISPV/ Esev. In: Forum Media-Revista do Curso de Comunicação Social - ISPV/ESEV, Lisboa, Portugal, v. 6, p. 57-65, 2005. Disponível em:

e) Teses e dissertações

AMARAL, Ricardo Castilhos Gomes. Infográfico Jornalístico de Terceira Geração: Análise do Uso da Multimidialidade na Infografia. Florianópolis. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

HODGSON, Kris. Immersive storytelling: how 360-degree video storytelling is helping to redefine journalism. Dissertação. University of Alberta, 2017. Disponível em: http://bit.ly/2FIvYPd (acesso em: 10 de março de 2018).

OCHOA, Beatriz Elena Marín. La Infografia Digital – Una Nueva Forma de Comunicación. Barcelona. 2009. Tese. Universitat Autònoma de Barcelona.

RODRIGUES, Adriana Alves. Infografia Interativa em Base de Dados no Jornalismo Digital. Salvador. Dissertação. Universidade Federal da Bahia, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.