A Relação Fotografia e Memória na Instalação Auschwitz, No Hace Mucho, No muy Lejos

Rafael Tassi Teixeira

Resumo


O trabalho tenta observar, a partir da tensão entre fotografia e manifestação artística, as relações entre arte e testemunho na instalação Auschwitz, No Hace Mucho, No muy Lejos. O espaço da galeria, e a aproximação associada ao mundo da arte, propiciam uma reorganização da expectativa histórica\documental, admitindo uma ‘desconfiança da memória’ e a repaginação em obra de exposição. O trabalho busca se situar entre o atual debate sobre a questão do testemunho e o acercamento do imaginário da arte em um dos episódios históricos mais profundamente nefastos da história da humanidade.


Palavras-chave


Fotografia. Testemunho. Memória. Trauma.

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, Jacques. El Rostro en el Cine. Barcelona: Paidós, 1997.

AZOULAY, Ariella. The Civil Contract of Photography. New York: Zone Books, 2008.

DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. In: Ars, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

ELKINS, J. (org.). Photography Theory. London: Routledge, 2007.

FONTCUBERTA, Joan. Indiferencias Fotográficas y Ética de la Imagen Periodística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2011.

______. La Furia de las Imágenes: Notas sobre la Postfotografía. Madrid: Galaxia Gutenberg, 2016.

IAMPOLSKI, Mikhail. Visage-masque et visage-machine. In: ALBERA, F. (Org.). Vers une théorie de l’acteur. Lausanne: L’Age d’Homme, 1994.

SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas Criminales, Ojos de Víctima: Imágenes de la Aflicción en Camboya. Buenos Aires: Prometeo, 2017.

SCHAEFFER, J. M. A Imagem Precária: Sobre o Dispositivo Fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.

SONTAG, Susan. On Photography. Penguin Random House, 2008.

VAN PELT, Robert Jan. Catálogo de la Exposición Auschwitz, No Hace Mucho, No muy Lejos. Musealia Editorial Palacios y Museos, 2017.

ZELIZER, Barbie. Remembering to Forget: Holocaust Memory Through the Camera’s Eye. University of Chicago Press, 1998.

______. About to Die. How Images Move the Public. New York: Oxford University Press, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.