O JORNALISMO DA EDIÇÃO BRASILEIRA DO EL PAÍS NO CONTEXTO DA OLIGOPOLIZAÇÃO MIDIÁTICA: DISSONÂNCIAS ENTRE PERCEPÇÃO DO PÚBLICO E AUTOPOSICIONAMENTO
Resumo
O artigo – por meio de entrevistas com profissionais do diário El País na Espanha e no Brasil; e de indicadores de acesso digital à edição brasileira do periódico – busca cotejar as narrativas construídas pelo jornal sobre seu próprio perfil editorial com as percepções de segmentos de seu público leitor. Parte-se da hipótese de que, num mercado com baixa diversidade ideológica como o brasileiro, o El País é percebido como estando situado à esquerda de sua real posição: por efeito de contraste com os grandes jornais brasileiros, a escolha do diário espanhol por vocalizar polifonia política é entendida como posicionamento progressista.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES FILHO, A. A ideologia como ferramenta de trabalho e o discurso da mídia. Comum, v. 5, n. 15, p. 86-118, 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.
CABRAL, E. D. T. Entre o local e o global: estratégias dos conglomerados de mídia no Brasil. Revista Eptic, v. 18, n. 3, p. 76-94, 2016.
FERES, J.; SASSARA, L. O. O cão que nem sempre late: o Grupo Globo e a cobertura das eleições presidenciais de 2014 e 1998. Compolítica, v. 6, n.1, p. 30-63, 2016a.
FERES, J.; SASSARA, L. O. O terceiro turno de Dilma Rousseff. Saúde em Debate [online]. 2016b, v. 40, n. spe, pp. 176-185. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.
FONSECA, F. Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 6, p. 41-69, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.
LOPES, R. S.; PAULINO, F. O. Apresentação do dossiê temático “Comunicação, Economia, Ética, Direitos e Política na América Latina”. Revista Alaic, v. 13, n. 24, p. 15-19, 2016.
MENDES, G. S. A naturalização do atraso: os noticiários de El Universal e O Globo sobre o governo Hugo Chávez e as projeções identitárias sobre a América Latina. Dissertação (Mestrado em Comunicação)- Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.
MORAES, D. Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2014.
MORAES, D. Planeta Mídia: tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.
MORAES, D.; RAMONET, I.; SERRANO, P. Mídia, Poder e Contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Boitempo, 2013.
NEWMAN, Nic et all. Reuters Institute Digital News Report 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2018.
ORTELLADO, P.; MORETTO, M. Monitor do debate político no meio digital. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.
ORTELLADO, P.; MORETTO, M. Guerra de narrativas: a batalha do impeachment no Facebook. El país Brasil. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2018.
RANKING Brasil – Sites internacionais de notícias. ComScore, outubro 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.