O Pensamento por imagens – a aurora das experiências estéticas do homo sapiens.
Resumo
Esse estudo traz como principal problema de pesquisa compreender como se estrutura o pensamento a partir de imagens. A dinâmica do pensamento por imagens consolidou a cognição por milhares de anos. Sua relevância nos traz sinais de que podemos a partir de então compreender que mesmo na linguagem sintaticamente articulada temos por herança operadores simbólicos imagéticos. Ou seja, a imagem é a base da produção do pensamento do homo sapiens, na constituição de sua imaginação simbólica. Esse estudo apresenta-se como um exercício de sistematização das primeiras ideias que convergiram para a elaboração do projeto de pesquisa Futuros Humanos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
CASSIRER, Ernest. Filosofia das Formas Simbólicas II. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
A CAVERNA dos sonhos esquecidos. Direção e Roteiro: Werner Herzorg. Documentário. 2010 (1h35min). son. cor. 35m.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix. 1988.
DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34. 1992.
DIDI-HUBERMAN. A imagem sobrevivente – história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.
DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee, 2005.
LEGROS, Patrick; MONNEYRON, Frédéric; RENARD, Jean-Bruno; TACUSSEL, Patrick. Sociologia do Imaginário. Porto Alegre: Sulina. 2014.
MORIN, Edgar. O Método 04. As idéias. Porto Alegre: Sulina. 1998.
____________ . O Homem e a Morte. Cintra: Publicações Europa- América.1988.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.