Na ventania: do irrepresentável para os tableaux vivants e o uso da voz over
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências bibliográficas
ADORNO, T. Kulturkritik und Gesellschaft. In: Prismen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.
ALVIM, L. A música no cinema de Robert Bresson. Curitiba: Appris, 2017.
AUMONT, J. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
CHION, M. La voix au cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1993.
______ . A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. Images malgré tout. Paris: Minuit, 2003.
DOANE, M. A. A voz no cinema: a articulação de corpo e espaço. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
EISENSTEIN, S.; PUDOVKIN, V.; ALEXANDROV, G. Declaração sobre o futuro do cinema sonoro. In: EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, p. 225-227, 2002.
FELDMAN, I. Imagens apesar de tudo: problemas e polêmicas em torno da representação, de Shoah a O filho de Saul. Ars, ano 14, n.28, 2016.
IN THE CROSSWIND. Entrevista com Martti Helde. Disponível em: https://www.muurileht.ee/en/in-the-crosswind/ Último acesso: 19 fev. 2018.
JACOBS, Steven. Framing Pictures: Film and the Visual Arts. Edimburgh: Edinburgh Film Studies, 2011.
MARTTI Helde´s ‘In the Crosswind’: a bold film with a dramatic impact. Entrevista com o diretor Martti Helde, no site da Euronews, publicada em 21 nov. 2014. Disponível em: http://www.euronews.com/2014/11/21/martti-heldes-in-the-crosswind-a-bold-film-with-a-dramatic-impact. Último acesso: 26 dez. 2017.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
SCHAFER, M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
VOUILLOUX, B. Conferência durante o Nouveau Festival (10/03/2012). Disponível em: http://www.dailymotion.com/video/xpma89 . Último acesso: 19 fev. 2018.
WIEGAND, D. Gebannte Bewegung: tableaux vivants und früer Film in der Kultur der Moderne. Marburg: Schüren, 2016.
Referências audiovisuais (ordem cronológica)
LE PARAPLUIE fantastique. George Méliès, 1903.
VAN GOGH. Alain Resnais, 1948.
NOITE e neblina (Nuit et brouillard). Alain Resnais e Chris Marker, 1955.
UM CONDENADO à morte escapou (Un condamné à mort s´est échappé). Robert Bresson, 1956.
LA RICOTTA (episódio de RoGoPaG). Pier Paolo Pasolini, 1963.
LA JETÉE. Chris Marker, 1963.
INDIAN Song. Marguerite Duras, 1975.
PASSION. Jean-Luc Godard, 1982.
SCHOAH. Claude Lanzmann, 1985.
A LISTA de Schindler (Schindler´s List). Steven Spielberg, 1993.
O MOINHO e a cruz (Mlyn i krzyz). Lech Majewski, 2011.
NA VENTANIA (Risttuules). Martti Helde, 2014.
O FILHO de Saul (Saul fia). László Nemes, 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.