Ressonâncias do vazio na obra fílmica One11 and 103 de John Cage
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, T. W. Filosofia da nova música. Tradução de Magda França. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BERGER, J. Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1972, p. 20.
CAGE, J. Visual Art. Jonh Cage en coversación con Joan Retallack. Tradução de Sebastián Jatz Rawicz. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2011.
CAGE, J. Silencio. Tradução de Marina Pedraza. Madrid: Árdora Ediciones, 2007a.
CAGE, J. Escritos al Oído. Tradução de Carmen Pardo. Murcia: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos Técnicos de la Región de Murcia, 2007b.
CANDÉ, R. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes, 2001, v. 2. Tradução Marina Appenzeller.
CHION, M. La audiovisión. Introducción a un análisis conjunto de la imagem y el sonido. Tradução de Antonio Lópes Ruiz. Ediciones Paidós Ibérica, S.A, 1993.
CHION, M. El sonido. Tradução de Enrique Folch González. Barcelona: Editorial Paidós, 1999.
DE BEHAR, L. B. Una retorica del silencio. Funciones del lector y procedimientos de la lectura literaria. México: Siglo XXI Editores, 1984.
JACOBS, A. Dicionário de Música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1978.
MOSCARIELLO, A. Como ver um filme. Lisboa: Editorial Presença, 1985.
MORAES, J. J. O que é música. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
RODRIGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCHAFER, M. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
SCHOENBERG, A. Harmonia. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
PEIRCE, C. S.; FREGE, G. Sobre a justificação científica de uma conceitografia: os fundamentos da aritmética. Tradução de Luís Henrique dos Santos. São Paulo, Abril Cultural, 1980.
TERRA, V. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: Educ/Fapesp, 2000.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.